top of page

Noticias do Nordeste.

Seca - 2013

18 de Abril de 2013.

 

Em pesquisa realizada no ano de 2013 e em comparação com os resultados dos últimos anos, o Nordeste teve no ano, umas das piores Secas dos últimos sessenta anos. Como resultado a região enfrentou uma diminuição da produção de Cana-de-Açucar, que abastece cerca de 10% da produção brasileira, e uma queda no Desemprego da Região.



Além da diminuição na Produção da Cana-de-Açucar, houve também uma diminuição na produção de produtos que chegam a mesa do brasileiro como Uva, Maça, Laranja e Tomate, que atingiu preços nunca antes alcançados nas varias regiões do país. O preço podia variar de região pra região em até 300%.

Em depoimento dado pelo Governador Jaques Wagner, no Programa Roda Viva da TV Cultura, o politico afirmou que projetos para irrigação e proteção da produção baiana estava em obras, mais que o estado era grande demais para cobrir e que a verba para obras e ajuda a sociedade era baixa.

Read more
Read more
A destruição do Maracatu.

05 de Fevereiro de 2014.

 

Uma denuncia começou no Facebook, cujo produtores culturais, artistas e pessoas ligadas às artes denunciaram que a Polícia Militar terminou a festa de 96 anos do maracatu Cambinda Brasileira, na madrugada deste domingo (03.02). Afirmando que cumpriam uma lei que determina o silêncio a partir das 2h, PMs foram até o Engenho Cumbe, em Nazaré da Mata, no meio do canavial, e puseram fim às comemorações.Símbolo máximo da cultura do corte da cana e sempre explorado pelo marketing do carnaval do estado, o maracatu e seu cortejo real estão sob a mira de uma lei que condena uma manifestação secular cuja tradição é promover a sambada até o dia raiar..



Sobre o assunto a coluna Diario Urbano (Diario) deste domingo traz comentário sobre a tal proibição de shows e eventos culturais depois das 2h da manhã.Assinada pelo jornalista André Duarte, o texto informa que não há lei alguma sobre o tema e sim um “entendimento” não justificado nem assumido pelo poder público.A coluna enfoca o carnaval do Recife em cujas novas “regras” está o limite das 2 horas. Mas, como se viu no caso do Maracatu Cambinda Brasileira, a ordem é estadual.Quer dizer, a secretaria de Defesa Social está seguindo uma política em vigência em Pernambuco – não importam as exceções como o respeito e a preservação das tradições.É preciso que o estado e o Ministério Público – a quem se atribui a tal determinação – justifique a apresente o embassamento legal para a medida.

Nas redes sociais, foram varias as manifestações, como a de Nilton Pereira:

 

"O Maracatu rural Cambinda Brasileira, o mais antigo do estado e que continua com sua sede no meio do canavial mantendo a mais original tradição cultural da da zona da mata , respeitem, Cambinda é ícone ! Pasmem o maracatu nesse último sábado teve sua sambada interrompida as 2h da madrugada pela Policia Militar e foram proibidos de continuar a festa ritualesca. Pra quem não sabe é tradição dos maracatus realizarem encontros antes do carnaval, esse encontro se chama sambada, ritualmente a sambada começa cedo da noite e vai até o dia amanhecer, com os primeiros raios de sol acontece o momento mais bonito onde os caboclos realizam as mais belas manobras, momento mágico para toda a comunidade".

 

O Cantor e Produtor Siba escreveu:

"É uma situação muito absurda e revoltante! "Nesta próxima quarta feira, dia 5 de fevereiro de 2014, os Maracatus de Baque Solto de Nazaré da Mata estão intimados a comparecer a uma audiência na sala da Promotoria de Justiça de Pernambuco.O documento de intimação, ao qual tive acesso, não discrimina o motivo, mas diz-se que tem a ver com a proibição, em plena aplicação na região, dos Maracatus de Baque Solto realizarem festa até o amanhecer do dia.O assunto rima com o "Carnaval Cinderela" que deve parar `as 02hs, anunciado em breve para o Recife.Na Mata Norte, a arbitrariedade atinge em cheio uma tradição secular que representa as pessoas mais pobres.Compartilho a primeira matéria a que tive acesso até agora, que trata do fato acontecido na festa da Cambinda Brasileira,onde estive presente.Tenho acompanhado muito de perto o problema na região e posso facilmente classificar o que se passa em Nazaré da Mata e cidades vizinhas como um "Estupro Cultural."

 

                                                                                                                                                  Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/politica/?p=31217

                                                                                                                                                  Fonte: facebook.

Em construção.

00 de Fevereiro de 0000.

 

Em construção.

bottom of page