top of page

Movimento Mangue, Caranguejo com Cérebro.

Neste mesmo ano, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um Release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat, o Manifesto dos Caranguejos com cérebro, que tem como símbolo, uma antena parabólica colocada na lama, tornando-se assim um dos principais movimentos e banda dos anos 90 no Brasil, lutando por melhorias sociais na vida da população, não só de Recife e do Estado do Pernambuco, mas como de todo cidadão brasileiro.

Desde o lançamento do álbum auto-intitulado em 2002, essa é a formação que se encontra até os dias de hoje, com os membros originais no line-up oficial, Marcos Matias e Da lua como músicos contratatos nas turnês e como convidados nos álbuns da banda. Em 2006, a banda tocou no programa de TV britânico Later with Jools Holland, referência ao convidar destaques da música de todos os cantos do globo.

A importância do Nação Zumbi para a musica brasileira e outras ramificações do rock foram comentadas por vários críticos e músicos famosos, entre muitas bandas que citam a influência.



                        (Origem: Wikipedia-Site Oficial).

Depois da turnê internacional do Da Lama ao Caos em 1995, Canhoto que tocava caixa deixou a banda e em seu lugar entrou o baterista Pupillo. Com essa formação, a banda gravou o seu segundo álbum, Afrociberdelia. Em fevereiro de 1997 morre em acidente de carro o líder da Nação Zumbi e um dos principais cabeças do movimento Mangue, Chico Science, porém o grupo seguiu em frente.

​

No ano seguinte lançam um álbum-tributo, último pela Chaos/Sony Music recheado de participações especiais e com os membros remanescentes. Em 2000 é lançado o Rádio S.A.M.B.A., com Jorge dü Peixe inteiramente livre nos vocais e um novo membro para lhe substituir na alfaia, Marcos Matias. Logo depois disso Gira sai e dá lugar a Gustavo da Lua, ex-percussionista do Sheik Tosado.

A presença da tecnologia é uma marca do movimento, que engajava-se para a melhor exploração do mangue e alertando a todos que ali encontra-se os Caranguejos com cérebro, sempre antenados.

 

No dia 2 fevereiro de 1997, Chico Science faleceu devido a um acidente de carro quando seguia de Olinda para Recife. Em seu lugar nos vocais veio Jorge dü Peixe, que já tocava alfaia na banda.​



Desde o lançamento do primeiro álbum, em 1994, A Nação passou por várias mudanças em seu line-up até que chegasse ao atual, que permanece inalterável desde 2002.

bottom of page