top of page

I'm a title. Click here to edit me

Mundo Livre S/A.

Nação Zumbi.
Reficé - Pernambuco
1990.
Site: www.nacaozumbi.com.br

Carreira

Nação Zumbi (antes conhecido como Chico Science & Nação Zumbi até 1997) é uma banda brasileira, nascida no início da década de 1990, em Recife, capital do estado de Pernambuco, a partir da união do Loustal, banda de rock pós-punk, com o bloco de samba-reggae Lamento Negro, e originalmente chamava-se "Chico Science & Nação Zumbi".

O líder e vocalista da banda, o cantor e compositor Chico Science, fundou, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento Manguebeat. Ao lado de bandas como Raimundos e Planet Hemp, foi responsável pela "abertura de portas" para o rock brasileiro dos anos 90, sendo uma das mais influentes bandas brasileiras de todos os tempos. No ano de 1991, em Olinda, aconteceu o primeiro show da banda, com o nome provisório de "Loustal & Lamento Negro", numa festa chamada "Black Planet".

Jorge Du Peixe - Vocal e Sampler (atualmente) e alfaia até 1997
Lúcio Maia - Guitarra e backing vocals
Alexandre Dengue - Baixo e backing vocals
Pupillo - Bateria e percussão
Gilmar Bola 8 - Alfaia e voz
Toca Ogan - Percussão e voz
Marcos Matias - Alfaia
Gustavo Da Lua - Alfaia


Ex-integrantes



Chico Science (falecido) - Vocal (1993-1997)
Canhoto - Caixa (1993-1995)
Gira - Alfaia (1993-2000)



Neste mesmo ano, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um Release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat, o Manifesto dos Caranguejos com cérebro, que tem como símbolo, uma antena parabólica colocada na lama, tornando-se assim um dos principais movimentos e banda dos anos 90 no Brasil, lutando por melhorias sociais na vida da população, não só de Recife e do Estado do Pernambuco, mas como de todo cidadão brasileiro. A presença da tecnologia é uma marca do movimento, que engajava-se para a melhor exploração do mangue e alertando a todos que ali encontra-se os Caranguejos com cérebro, sempre antenados.

No dia 2 fevereiro de 1997, Chico Science faleceu devido a um acidente de carro quando seguia de Olinda para Recife. Em seu lugar nos vocais veio Jorge dü Peixe, que já tocava alfaia na banda.
Desde o lançamento do primeiro álbum, em 1994, A Nação passou por várias mudanças em seu line-up até que chegasse ao atual, que permanece inalterável desde 2002.

Depois da turnê internacional do Da Lama ao Caos em 1995, Canhoto que tocava caixa deixou a banda e em seu lugar entrou o baterista Pupillo. Com essa formação, a banda gravou o seu segundo álbum, Afrociberdelia. Em fevereiro de 1997 morre em acidente de carro o líder da Nação Zumbi e um dos principais cabeças do movimento Mangue, Chico Science, porém o grupo seguiu em frente.

No ano seguinte lançam um álbum-tributo, último pela Chaos/Sony Music recheado de participações especiais e com os membros remanescentes. Em 2000 é lançado o Rádio S.Amb.A., com Jorge dü Peixe inteiramente livre nos vocais e um novo membro para lhe substituir na alfaia, Marcos Matias. Logo depois disso Gira sai e dá lugar a Gustavo da Lua, ex-percussionista do Sheik Tosado.

Desde o lançamento do álbum auto-intitulado em 2002, essa é a formação que se encontra até os dias de hoje, com os membros originais no line-up oficial, Marcos Matias e Da lua como músicos contratatos nas turnês e como convidados nos álbuns da banda. Em 2006, a banda tocou no programa de TV britânico Later with Jools Holland, referência ao convidar destaques da música de todos os cantos do globo.A importância do Nação Zumbi para a musica brasileira e outras ramificações do rock foram comentadas por vários críticos e músicos famosos, entre muitas bandas que citam a influência.

Arte.

Alguns Sons.

Discografia.

Com Chico Science no vocal (Chico Science & Nação Zumbi)



Da Lama ao Caos (1994) — Chaos/Sony Music
Afrociberdelia (1996) — Chaos/Sony Music

Com Jorge dü Peixe no vocal (Nação Zumbi)



CSNZ (1998) — Chaos/Sony Music
Radio S.Amb.A (2000) — YB Music
Nação Zumbi (2002) — Trama
Futura (2005) — Trama [7]
Fome de Tudo (2007) — Deckdisc
Oitavo álbum de estúdio (2013)

Curiosidades.

Nação Zumbi no Recife é Beatles em Liverpool, Bob Marley em Kingston, Joy Division em Manchester e qualquer outra comparação entre natividade e punch musical possível. O show da banda pernambucana pesa uma tonelada em qualquer praça, mas é na Manguetown que o encontro com o público provoca faísca nos ares e a ciranda-pogo gira na velocidade psicodélica da luz.


É o que testemunhamos neste concerto gravado no chão do Marco Zero, na ilha holandesa do Recife Velho ou Antigo, porta e farol da cidade para o mundo. Ouviram não só do Ipiranga, ouviram d´África, onde os tambores da Nação fazem reverberar o escambo de oferendas no terreiro afro-beat.

Mais do que um show, o DVD mostra a liga orgânica entre a cidade e a banda. Rios, pontes, overdrives e impressionantes coreografias da massa vistas por câmeras aéreas. Os “extras” completam essa lição geográfica da fome afetiva com um rolê por alguns pontos como o Mercado de São José e o bairro de Peixinhos, Olinda, de onde veio a “cozinha” percussiva do grupo.


No repertório, clássicos dos tempos de Chico Science são mesclados com a história da NZ até hoje. Fred 04, parceiro da origem do mangue beat; Siba com a loa-metal da sua Fuloresta; Arnaldo Antunes e Paralamas do Sucesso fazem participações especiais.

Este DVD é um documento digno daquela que é, desde o nascedouro, nos anos 90, a melhor e mais expressiva banda brasileira. Não é fácil se manter com essa garantia e resistência do grupo formado por Jorge Du Peixe, Pupillo, Lúcio Maia, Dengue, Toca Ogan, Gilmar Bola 8, Da Lua e Marcos Matia. Talvez um verso de “Fome de tudo” consiga explicar o segredo: “A fome tem uma saúde de ferro”.

Cantores
Musicos
Compositores

Click na Imagem para aplicar.

bottom of page