top of page

I'm a title. Click here to edit me

Eddie.

Cbr

Carreira

Mantendo os grooves peculiares, agora arredondados na maturidade sonora e ampliando seu espaço de experimentalismo, Veraneio marca um crescimento evidente do Eddie. "Penso ter alcançado um desenvolvimento de nossa musicalidade, nosso jeito de compor e tocar, montando e contando nossas histórias com narrativa Original Olinda Style. Um jeito de ver Olinda por todas as cidades, e de ver em todas as cidades as Olindas que elas são. Música com nosso sotaque pessoal, mas falando na língua da música do mundo", resume Trummer.

 


Fábio Trummer   - Gguitarra, craviola e voz
Alezandre Urêa  - Ppercussão e voz
Andrét Oliveira   - trompetes, teclados e samplers
Kiko Meira         - bateria
Rob Meira          - baixo

Banda Eddie é tudo isso, ou como descreveria melhor o título de umas das faixas de seu último cd, Carnaval no Inferno: “Eu tô cansado dessa merda”, uns loucos de Olinda vêm gravando um som desde 1989.

Eddie (release) Olinda, 1989. A verdade é que desde o fogo holandês que varreu a velha vila, não se via tanto calor, transformado agora em massa sonora. Olinda e seus arredores, ainda pré-manguebeat, traduzia sua pegada, seus tipos, seus desejos, em 3 acordes e muita maloqueiragem. Capaz de incendiar até o mais frio dos terreiros do velho mundo, de levantar o fogo morto de ritmos quentes abafados pelo discurso da tradição, como o próprio frevo (o hit “Quando a maré encher” é frevo, meu bem!), entre outras façanhas infernais.

Arte.

Alguns Sons.

Discografia.

"Sonic Mambo" (Roadrunner, 1998)
"Original Olinda Style" (independente, 2002)
"Metropolitano" (independente, 2006)
"Carnaval no Inferno" (independente, 2008)
"Veraneio" (Lançamento: Independente 2011)

Curiosidades.

De clima quente e úmido e localização litorânea, chega Veraneio, novo trabalho da banda pernambucana Eddie. Vibrante e caloroso, constrói um clima contagiante de alegria em onze faixas inéditas. Dispara sensações de sol de verão e mar morno, fincando os pés sobre a areia branca e irradiando fragmentos do imaginário tropical.



Neste quinto CD, a originalidade característica do Eddie se revela mais afiada. Em um caldeirão borbulhante de punk rock, surf music, frevo, samba, reggae, entre outros estímulos, a banda expandiu ainda mais sua musicalidade sempre rica e própria. "Nossa música é orgânica e não segue padrões de exatidão. Fazemos uma música popular urbana do Brasil", diz o vocalista Fábio Trummer. Veraneio foi gestado por um ano e dois meses e gravado no estúdio SoulCity, em São Paulo.

Por escolha estética, a gravação foi criteriosa e caprichada nos detalhes. "As músicas começaram a ser compostas em 2010 e seguiram sem nossa intervenção este caminho balançante e ensolarado, este universo que vivia na nossa memória afetiva", conta Trummer.



De frente pro mar, cada faixa é um surpresa boa. "Delírios Espaciais", faixa de abertura, convida para dançar em clima quase anos setenta. "O Saldo da Glória" envereda por um caminho mais épico, e guarda a rara oportunidade de ouvir Trummer cantando em falsete. "Tanta coisa na Vida" é uma balada sobre cotidiano e coração. E vem "Veraneio", que dá nome do disco e transporta o ouvinte para um fim de tarde entre amigos na beira do mar, onde a noite acende as estrelas, e o amanhecer soa a vento no coqueiral: "O tipo de alegria contagiante demais".



"Intervalos", instrumental, tem jeito de madrugada, e vem seguida de "Ela vai dançar", outro ponto alto do disco, composto em parceria com o também pernambucano Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado: "Ela vai dançar a noite inteira/Ela vai cantar todas as músicas/Pra desfazer/Pra desfazer a dor/Pra desfazer a dor, e refazê-la".


De todos os parques do mundo, do interior ao litoral, vem a mágica "Parque de Diversão", de Erasto Vasconcelos. Na sequência, no violão, Trummer toca "Você quer ir frevar", com pegada de samba antigo acrescida de uma boa dose de experimentalismo. "Casa de Maribondo" traz a atmosfera da periferia e da maloqueiragem olindenses, eterno e explosivo ingrediente das composições do Eddie. Já "Glória Dub" e "Delírios" percorrem à vontade as trilhas da música universal, estampando um sotaque mais transcultural ao Eddie, que promete conquistar as pistas do mundo.



Como em trabalhos anteriores, Veraneio é independente ."Foi todo pensado e pago com nossas estratégias de trabalho", explica Trummer. Eduardo  BiD, produtor amigo de encontros sonoros antigos, assina a produção. Participam ainda Otto, em "O Saldo da Glória", sua em primeira parceria musical com a Eddie; Junio Barreto canta em "Parque de diversão" e "Tanta coisa na vida".  Karina Buhr, presente em quatro dos cinco CDs da banda, também canta "O Saldo da Glória" e "Parque de diversão". "Lirinha nos deu um presente: Ela vai Dançar , parceria e parceiro 100% algodão, poesia caminhante", observa Trummer, que também destaca a presença do maior parceiro do Eddie, Erasto Vasconcelos, que canta e divide a autoria em "Parque de Diversão".

Cantores
Musicos
Compositores

Click na Imagem para aplicar.

bottom of page