top of page

I'm a title. Click here to edit me

Mundo Livre S/A.

​Mundo Livre S/A.
Reficé - Pernambuco
1989.
Site: www.mundolivresa.com

Carreira

Mundo Livre S/A é uma banda brasileira surgida em 1984 em Recife, Pernambuco. Seu nome foi retirado de discursos do presidente norte-americano Ronald Reagan. Nasceu no bairro beira-mar de Candeias, mesmo lugar de Recife em que foi redigido o manifesto Caranguejos com Cérebro, marco do Movimento Mangue, que prega a universalização e a atualização da música pernambucana. Fred Zero Quatro, vocalista da banda, foi o autor do manifesto, juntamente com Renato L. e Chico Science. O Mundo Livre foi uma das bandas fundadoras do movimento Manguebeat.

Fred Zero Quatro - Vocal, guitarra e cavaquinho
Areia - Baixo
Xef Tony - Bateria
Léo D - Teclados
Tom Rocha - Percussão


Mesmo com 25 anos de estrada, a Mundo Livre S/A continua investindo no desenvolvimento da singular estética musical “transmachine” - invenção própria que se resume em reconfigurar e enriquecer a atmosfera e o “shake” inebriantes que hipnotizavam jovens e adolescentes em discotecas de todo o planeta nos anos 70, com elementos do samba e da cultura de raiz pernambucana.

Com esta missão, “Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa”, trabalho de inéditas com gravação independente, é lançado em 2011 pela Coqueiro Verde, e marca uma nova fase da Mundo Livre S/A. “Gosto da Mundo Livre S/A por me identificar com que o Fred pensa, ouve e passa à frente”, resume o crítico José Teles. Definir o som do grupo liderado por Fred 04 é uma rua sem saída. Fred parece que faz música para se agradar e há cada disco o músico se reinventa a partir de diversas referências que ele busca e chegam a seu mundo. Neste último trabalho, a viagem sonora promovida pelo grupo começa desde a arte, assinada pelo artista plástico Derlon Almeida, até uma tribo de influências sonoras e vivências emolduradas em letras tanto de protesto como de devoção as mulheres.

Se depender desses caranguejos com cérebro, as pistas de dança do século 21 vão chacoalhar – refletindo temas como novas tribos urbanas, sexo e sociologia, drogas e conformismo, religião e terrorismo, amor e tecnologia... - com doses cada vez mais intensas de frevo-fuleiragem, eletrônica-trash, discomusic pseudosaudosista e, costurando tudo, toda a malandragem de um trans-partido-alto com cheiro de ladeira de Olinda.

Arte.

Alguns Sons.

Discografia.

1994 - Samba Esquema Noise
1996 - Guentando a Ôia
1998 - Carnaval Na Obra
2000 - Por Pouco
2004 - O Outro Mundo de Manuela Rosário
2011 - Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa



Compilações



2008 - Combat Samba - E se a gente sequestrasse o trem das 11?

Curiosidades.

No dia 5 de julho de 2007 morre de enfarto, aos 24 anos, o integrante Rafael Virginio Vital Torres Barbosa, também conhecido como "O Rafa" ou "Pirulito". Ele tocava flauta, trombone e violão, sempre sentado ao lado de Marcelo Campello nos shows. Meses depois da tragédia, no início de 2008, Marcelo Campello deixa o grupo. Ouve-se dizer que os integrantes da Mombojó, com exceção de O Rafa, nunca tiveram uma afinidade pessoal com o músico. Devido então à perda do companheiro, Marcelo não consegue sustentar os relacionamentos profissionais e pessoais com a equipe.

Click na Imagem para aplicar.

bottom of page