top of page

I'm a title. Click here to edit me

Chico César.

Francisco César Gonçalves.
Catolé do Rocha - Paraíba
26 de janeiro de 1964
Site: www.chicocesar.com.br

Carreira

Nascido no município de Catolé do Rocha, interior da Paraíba, aos dezesseis anos foi para João Pessoa, onde se formou em jornalismo pelaUniversidade Federal da Paraíba, ao mesmo tempo em que participava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda.

Pouco depois, aos 21, mudou-se para São Paulo. Trabalhando como jornalista e revisor de textos, aperfeiçoou-se em violão, multiplicou as composições e formou seu público. Sua carreira artística tem repercussão internacional. A maioria de suas canções são poesias de alto poder de encanto lingüístico.

Em 1991, foi convidado para fazer uma turnê pela Alemanha, e o sucesso o animou a deixar o jornalismo para dedicar-se somente à música. Formou a banda Cuscuz Clã e passou a apresentar-se na casa noturna paulistana Blen Blen Club. Em 1995 lançou seu primeiro disco Aos Vivos e seu primeiro livro Cantáteis, cantos elegíacos de amizade (ed. Garamond).

Tomou posse na presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em Maio de 2009. Desde janeiro 2010 é Secretário de Cultura do Estado da Paraiba.

Arte.

Alguns Sons.

Discografia.

2008 - Francisco, forró y frevo
2006 - De uns tempos pra cá Biscoito Fino
2002 - Respeitem meus cabelos, brancos
1999 - Mama Mundi
1997 - Beleza Mano
1996 - Cuscuz Clã
1995 - Aos Vivos

Curiosidades.

Chico César lançou em 2005 o livro Cantáteis (Cantos Elegíacos de Amozade)  e em 2007 um  áudiolivro com o mesmo nome. No CD, o cantor declama os versos do livro em que situa, na forma de poesia, as tênues fronteiras entre os sentimentos de amor e amizade. O autor estruturou os versos com o rigor formal dos cordéis. Cantáteis reúne 141 estrofes com 11 versos de sete sílabas. Para pontuar a declamação, o compositor criou uma base eletrônica inspirada na mistura das sonoridades do berimbau e da rudimentar cítara nordestina.

Chico César realizou, desde 1997, inúmeras turnês no mundo inteiro, apresentando-se em praticamente todos os países da Europa, Estados Unidos e Japão, além de lugares fora do circuito normal de shows como Cabo Verde, Finlândia e Turquia. Foi capa e matéria de diversas páginas de revistas internacionais como "Rhythm Magazine"(EUA) e "Jazzthetik"(Alemanha).

Como resultado destas viagens para fora do Brasil, surgiram parcerias e projetos especiais com artistas como os africanos Lokua Kanza e Ray Lema, o espanhol Pedro Guerra (com quem participou da gravação ao vivo de um DVD), e a portuguesa Né Ladeiras (que lançou em 2001 o CD "Minha Voz" com oito músicas do paraibano). Em 2003 foi lançado o CD "Drop the Debt", em prol do cancelamento da dívida externa dos países do terceiro mundo. Chico faz parte deste projeto e gravou a faixa "Devo não Nego". Suas músicas foram gravadas em vários idiomas e países. A canção "À Primeira Vista", recebeu versões em castelhano, italiano e japonês; "Clandestino" em grego e "Mama África" em espanhol.

Cantor
Compositor
Produtor

Click na Imagem para aplicar.

bottom of page